NOVENAS DE TERNO, PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE QUEIMADAS.

Acontece no dia 19 de Janeiro (véspera de São Sebastião) há 29 anos, no Sítio Capoeiras a Novena de Terno, que reúne os fieis da região e das proximidades para cultuarem ao santo. Este ano a TV Itararé esteve presente gravando uma matéria para o programa Diversidade.
A palavra Terno
Terno é o nome dado ao grupo de músicos que tocam instrumentos em sua maioria de confecção caseira e artesanal, objetos de valores sentimentais e culturais como tambores, flauta,triangulo, viola caipira, onde o intuito e nas novenas recolher ofertas do público para o padroeiro da comunidade, como esse ritual faz parte da novena,dar-se o nome NOVENA DE TERNO.
Durante a novena existem vários rituais.Reúnem-se o Samba de Coco Mestre Zé Zuca e a Banda de Pífano de Sr.Braz, que juntos realizam a dança de coco de roda e coco furado, interagindo com o público.
Estavam presentes na novena os representantes culturais do município: Melissa Araújo (Coordenadora de Cultura); Adriann Monteiro (Agente Cultural). Também prestigiaram esse evento Mª Sinforosa (Secretaria de Administração), representando o Exmo. Prefeito, Cristina Silva e  Elie (Colaboradores da Prefeitura) , Josias Farias (Agente de Desenvolvimento), Antônio França e Suerda, representando o Ponto de Cultura, além da presença de Celênia Macedo, coordenadora de projetos sociais da Fundação Pedro Américo. 
É prazeroso ver a manifestação cultural das pessoas através de sua crença, do esforço em manter as tradições religiosas locais, com práticas que passam de pais para filhos. O que reforça os aspectos culturais, imateriais e faz da Novena de terno um patrimônio indestrutível de um povo que ama seu modo de expressão artistico-cultural.








Um comentário:

  1. Estou indo para Queimadas em novembro deste ano... alguém pode me indicar um hotel, pousada, um bom lugar para se hospedar ??? Obrigada juliamg018@gmail.com

    ResponderExcluir