Patrimônios

Relação de Bens Culturais Materiais :
  • Complexo Pedra do Touro;
A pedra do touro é uma matação com iscrições rupestres, que esta assentado em equilibrio por sobre o maciço granitico que forma o boqueirão de bodopitá. O nome alude a figura de um quadrupide existentes entre os desenhos rupestres, cuja silhueita lembra um touro zebu.Embora não deva se tratar do referido animal por que esses desenhos são bem anteriores à chegada dos portugueses com seus currais.
È um bom atrativo para aqueles que gostam de uma aventura, pois é repleto de trilhas e pedras para praticar rapel,lá você encontrar adrenalina e lindas paisagens naturais.
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Guia;
O prédio da Igreja Matriz de Queimadas, é uma das edificações mais antigas da cidade. Há controvérsias quanto ao ano em suas paredes foram levantadas bem como as modificações que a mesma sofreu ao longo dos anos, evoluções para atingir o que é hoje, sendo o principal templo católico da cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, é um ponto de referência de Queimadas e uma das edificações mais antigas que temos por aqui, já passou por várias mudanças, inclusive quando o teto caiu,o fato ocorreu numa quarta-feira, por volta de 10 hrs da manhã e o ocorrido foi fruto de reformas implementada no interior do prédio religioso, que mexeu com toda a estrutura do mesmo, vindo tudo abaixo em segundos, com sorte ninguém se feriu.
  • Grupo José Tavarez;
Segundo informações da população o Grupo José Tavares foi construido em 25 de Janeiro de 1937,uma das primeias escolas da cidade, onde muitas figuras ilustres da cidade ja estudaram, já passou por várias transformações.

  •  Antigo Colégio Mª Dulce Barbosa;
Também outra construção importante para a cidade, patrimonio da cidade o prédio situado na Rua João Barbosa da Silva, ja abrigou o colegio Maria Dulce Barbosa, e atualmente nas suas dependencias funcionam a Biblioteca Municipal yayá de Melo, e as salas do projeto PROJOVEM Adolescente.
  •  Antiga Prefeitura;
Prédio importante no cenario artistico e historico da cidade, foi construido por José Maia em 1921, ja abrigou a prefeitura Municipal nos anos de 1966 a 1970 e também a delegacia em 1972 a 1977.
  • Sítios Arqueológicos;
1- Sítio arqueológico Bodopitá:

Localização: 12 km à noroeste da sede do município de Queimadas e dista 26 km de Campina Grande. Para se chegar ao sítio, o acesso se dá pela PB 148 que liga Queimadas ao município de Boqueirão.
Está inserido na propriedade de Milton Araújo, no Sítio denominado Bodopitá.
2- Sítio arqueológico Malhada Grande:

Localização: Localiza-se cerca de 10,5 km oeste da sede do município de Queimadas e dista 23 km de Campina Grande. Está próxima as comunidade rural de caixa d’água.
3- Sítio Gravatá dos Trigueiros:

Localização: Localiza-se cerca de 10 km a oeste da sede do município de Queimadas e dista 22,5 km. Fica localizado especificamente no Sítio Gravatá dos Trigueiros.
4- Sítio Arqueológico Gravatá de Queimadas:
Localização: Localiza-se 6 km à oeste da sede do município de Queimadas e dista 16,5 km de Campina Grande.
Está inserida na propriedade da senhora Rosinha.
5- Sítio arqueológico Guritiba:

Localização: Localiza-se no dorso da Serra, há cerca de 1 km a oeste da sede do município de Queimadas e dista 13,5 km de Campina grande. Mais precisamente na estrada que liga Queimadas à Guritiba.
Está inserido na propriedade do Sr. José Peba.
6- Sítio arqueológico Pedra dos Vidinhas:

Localização: Localiza-se na base da serra, há cerca de 1,5 km a oeste da sede do município de Queimadas e dista 13 km de Campina Grande, mais precisamente localizado no sítio Guritiba.
Está inserido na propriedade do Sr. Otávio Arcanjo da Costa, no quintal da residência do Sr. Severino Vidinha.
7- Sítio arqueológico Pedra do Touro:

Localização: Localiza-se no cume da serra há cerca de 1 km ao norte da sede do município de Queimadas e dista 12 km de Campina Grande.
Está inserido na propriedade arrendada à antiga Companhia de Mineração – PEDRAQ.
8- Sítio arqueológico Zé Velho:

Localização: Localiza-se no cume da serra, há cerca de 1 km ao norte da sede do município de Queimadas e dista 12 km de Campina grande.
Está inserido na propriedade da Sra. Regina Maria Gonçalves.
9- Sitio arqueológico Loca:

Localização: Localiza-se no cume da serra, há cerca de 600m ao norte da sede do município de Queimadas e dista 13 km de Campina Grande.
10- Sítio arqueológico Castanho I:

Localização: Localiza-se na base da serra há cerca de 800m ao norte da sede do município de Queimadas e dista 14 km de Campina grande na estrada do Castanho. Está localizado na propriedade do Sr. Francisco Marcolino, no bairro do Castanho.
11- Sítio arqueológico Castanho II:

Localização: Localiza-se na base da serra, há cerca de 800m ao norte da sede do município de Queimadas e dista 14 km de Campina Grande.
Está localizado também na propriedade do Sr. Francisco Marcolino, no bairro do Castanho.

12- Sítio arqueológico Castanho III:

Localização: Localiza-se no alto da serra há cerca de 1,5 km ao leste da sede do município de Queimadas e dista 15 km de campina grande, fica situado na propriedade do Sr. José Barbosa.


Relação de Bens Culturais Imateriais :
  •  Feira do Acari;
Sabemos que geralmente uma feira é composta por pessoas comuns e trabalhadoras, que formam um grupo social que muitas vezes é relegado a uma posição inferior na sociedade, sendo vistos como “fracos” e impotentes, devendo sempre obedecer aqueles considerados mais “fortes”. A finalidade desse breve texto, é mostrar a feira livre do município de Queimadas – PB que é histórica e se enquadra nos vastos segmentos da historia social e cultural, procuramos analisar principalmente os motivos que levaram os feirantes a resistirem a modernidade, pois sabemos que com o surgimento de modernos supermercados, a feira esvaziou-se, mais ainda existe. Podemos considerar os feirantes grandes “heróis” pois sempre arrumam um jeito de chamar atenção do freguês, diferente das estruturas modernas dos supermercados, na feira existe uma relação cara a cara entre o freguês e o comerciante, característica fundamental e cultural das feiras livres. Podemos relembrar vários momentos da feira do Acari, no inicio era aos domingos onde os moradores da zona rural vinham fazer suas compras da semana, depois ficou sendo aos sábados na Rua: Sebastião Lucena, (Rua do Banco do Brasil) logo em seguida os governantes acharam melhor retirar a feira de frente a agência bancaria, para evitar transtornos, e ficou sendo na Rua: César Ribeiro ( próximo a secretária de educação ), depois de meses os feirantes são deslocados e vão para um quarteirão, com mini-boxes feitos pelo poder público, porém foi insuficiente o espaço físico e muitos vendedores ficaram de fora, com o decorrer do tempo os moradores e os vendedores não se adaptaram ao local e os comerciantes se deslocaram para a Rua: José Maia, ( em frente ao mercado público ), onde permanecem até os dias atuais, a feira é muito importante para a cidade pois lá encontramos uma grande diversidade de produtos artesanais, industriais e alimentícios, além de ser uma grande fonte de renda para várias famílias queimadenses.
  •  Banda de Pífano;
A banda de pífano da cidade de Queimadas existe a mais de 20 anos e é formada por 5 integrantes , Sr.Braz é o componente mais antigo do grupo, eles se apresentam nas novenas de terno nos sítios, acreditam que essa é uma forma de divulgar a cultura da cidade, pois desde o inicio da historia da cidade, o grupo existe e sempre esteve presente nos eventos culturais e religiosos. O ritmo é bastante envolvente e eles dançam durante a apresentação o Coco Furado.
  •  Coco de Roda Mestre Zé Zuca;
Entre as manifestações culturais que a cidade possui, podemos citar o Coco de Roda, tradição com mais de duzentos anos, originário da cidade de São Vicente (PE), que tem características herdadas das culturas indígena e africana que remontam à época da colonização do Brasil. O Coco de Roda é uma tradição amplamente praticada nas zonas rurais do município de Queimadas, especialmente nas Novenas de Terno, evento religioso que junta aspectos das três culturas formadoras da nossa nacionalidade.O grupo é formando por 24 pessoas sendo eles 12 homens e 12 mulheres, o grupo já é referência em todo os estado quando se fala em Cultura de Queimadas, tendo a oportunidade de se apresentar em festivais internacionais e em vários eventos em todo o estado, a maioria dos integrantes é formando por pessoas com mais de 60 anos que amam a dança e que reconhecem a importância da atividade cultural para o município, as apresentações são dividas em duas partes:a ciranda e o coco furado.

  • Artesanato;
O artesanato em Queimadas, é bastante diversificado, existem várias artesãs espalhadas pela cidade, tanto no centro urbano como também na zona rural, tivemos a oportunidade de apreciar o trabalho das mesmas em vários eventos de grande porte como: Ação Global, São João, Ação Total, vemos que os trabalhos são manuais e que são feitos com muito carinho e amor pelas artesãs. Existem peças de todos os tipos: reciclável, pano de prato, barro, crochê, pintura, Gesso, Vagonite todos feito manualmente, existem cerca de 200 artesãs em nossa cidade, maioria delas praticam com objetivo de ocupar o tempo ocioso, outras levam como profissão. Elas acreditam que o artesanato de Queimadas é forte, mas necessita de uma valorização pelos próprios queimadenses, pois é uma atividade cultural que gera economia para a cidade e incentiva a cultura.
  •  Trios de Forró;
Em todo o nordeste, o Forró é bastante valorizado, não poderia ser diferente em Queimadas, em tempos de São João os trios de forró já preparam seus repertórios, suas roupas para as apresentações nos momentos juninos, aqui na cidade de Queimadas existem cerca de 30 trios que tocam o autentico forró pé de serra e que animam a população nos festejos juninos, fazendo assim todos relembrar as origens nordestinas, valorizando assim a cultura Nordestina Brasileira.
  •  Quadrilhas;
Durante todo o ano os forrozeiros se preparam, ensaiam passos, preparam roupas para as apresentações das quadrilhas nos festejos juninos, as roupas brilham juntamente com os sorrisos nos rostos daqueles que compõem as quadrilhas. Aqui em nossa cidade existem varias quadrilhas que são formadas pelas escalas, comunidades,associações, órgãos públicos que sempre estão abrilhantando as noites de festa na cidade,São João sem quadrilha não é São João, aqui na cidade existia uma quadrilha que era formada a mais de 25 anos , tradição na cidade mas não existe mais por motivos que nunca soubemos, todos já esperavam véspera de São João que a quadrilha se apresentasse a mesma sempre atraia multidões para assistir. Esperamos que as outras quadrilhas continuem sempre se apresentando e tendo forças para superar as dificuldades sabendo que dessa forma eles irão estar sempre expandindo a cultura de nossa cidade para outras cidades.
  • Arte: Poesia,Música e Literatura de Cordel;
Queimadas é uma cidade pobre em literatura sobre a sua história. O livro de Antonio Carlos “Queimadas Seu Povo Sua Terra” é a única referência do gênero para a cidade, publicado pela primeira vez em 1999, está hoje na sua 3ª edição.
No ramo de literatura de cordel duas obras recentes retratam a histórias da cidade. A primeira é o folheto QUEIMADAS EM VERSO: Uma Cidade em Desenvolvimento, da professora e socióloga Maria das Neves Rodrigues Albuquerque. O trabalho faz um apanhado geral sobre a história local, fazendo uma síntese desde seu surgimento até hoje, com base no conhecimento popular.
O segundo trabalho é DIÁLOGO DA GRANDEZAS DE QUEIMADAS, do professor e pesquisador Vanderlei de Brito. A obra é uma conversa entre um queimadense que vive fora da cidade com seu patrão, onde ele decanta as belezas locais com enfoque para a Serra do Bodopitá e traduz sua vontade de voltar à terrinha.
O certo é que, o que se tem publicado até hoje sobre Queimadas é muito pouco dado à importância da cidade, principalmente, no Compartimento da Borborema.
No ramo da poesia temos o empresário Joelson Miranda que é o representante da nossa cidade em todo o estado já conquistando vários prêmios literários, e Paulo Epifânio (Autor do Hino da cidade) o poeta que já possui mais de 70 crônicas e escreve desde novo sobre as belezas de Queimadas, eles estão sempre escrevendo poesias sobre a cidade suas belezas.
Na Música temos o Filho da Terra Antônio Barros, cantor e compositor que se expandiu por todo o Brasil chegando até a se apresentar fora do mesmo sempre levou o nome de nossa cidade, para outros lugares através da musica que criou para a sua cidade natal.
  • Rezadeira;
Na cidade de Queimadas, existe uma grande diversidade no âmbito religioso, não podemos deixar de falar nas rezadeiras existentes em nossa cidade, não só no centro urbano mais também como nos sítios, em uma das entrevistas do inventário cultural, tivemos a oportunidade de conhecer varias rezadeiras que acreditam no poder da reza, e na esperança de mudar vidas, fazer milagres com as reza. O costume é hereditário passa de mãe para filha, e até hoje essa atividade cultural se destaca, pois muitas pessoas recorrem a elas por serem conhecidas em toda a cidade.