Tesouros de Queimadas - PARTE 01

O que é um tesouro?
Tesouro é tudo aquilo que é muito valioso, muito estimado. Uma grande quantidade de objetos preciosos, de relíquias, pedras, metais e moedas. É também tudo o que, por suas qualidades imateriais, adquire excepcional valor para a sociedade. Um livro, um ensinamento, ou mesmo uma pessoa de qualidades tão raras e preciosas, que sua perda traria enorme aflição à sociedade. Um grande artífice, um excepcional arquiteto, um músico, um poeta, cada um deles pode ser um tesouro vivo nacional.
Com o objetivo de valorizar e preservar o patrimônio cultural conhecido ou não que existe em Queimadas vamos através deste confirmar a importância do patrimônio cultural municipal. Afinal, o patrimônio cultural não diz respeito somente a "coisas antigas"; ele é vivo e dinâmico, como reflexo de nossa cultura. A todo o momento estamos deixando nossas marcas na História e construindo nossa teia de relações sociais. Pensar o patrimônio como parte do cotidiano é imprescindível para compreender sua importância em nossa identidade.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Guia: 



O prédio da Igreja Matriz de Queimadas é uma das edificações mais antigas da cidade. Há controvérsias quanto ao ano em suas paredes foram levantadas bem como as modificações que a mesma sofreu ao longo dos anos, evoluções para atingir o que é hoje, sendo o principal templo católico da cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, é um ponto de referência de Queimadas e uma das edificações mais antigas que temos por aqui, já passou por várias mudanças, inclusive quando o teto caiu, o fato ocorreu numa quarta-feira, por volta de 10 hrs da manhã e o ocorrido foi fruto de reformas implementada no interior do prédio religioso, que mexeu com toda a estrutura do mesmo, vindo tudo abaixo em segundos, com sorte ninguém se feriu.

 Artesanato: 



O artesanato em Queimadas, é bastante diversificado, existem várias artesãs espalhadas pela cidade, tanto no centro urbano como também na zona rural, tivemos a oportunidade de apreciar o trabalho das mesmas em vários eventos de grande porte como: Ação Global, São João, Ação Total, vemos que os trabalhos são manuais e que são feitos com muito carinho e amor pelas artesãs. Existem peças de todos os tipos: reciclável, pano de prato, barro, crochê, pintura, Gesso, Vagonite todos feito manualmente, existem cerca de 200 artesãs em nossa cidade, maioria delas praticam com objetivo de ocupar o tempo ocioso, outras levam como profissão. Elas acreditam que o artesanato de Queimadas é forte, mas necessita de uma valorização pelos próprios queimadenses, pois é uma atividade cultural que gera economia para a cidade e incentiva a cultura.

Samba de Coco Mestre Zé Zuca:





Entre as manifestações culturais que a cidade possui, podemos citar o Coco de Roda, tradição com mais de duzentos anos, originário da cidade de São Vicente (PE), que tem características herdadas das culturas indígena e africana que remontam à época da  colonização do Brasil. O Coco de Roda é uma tradição amplamente praticada nas zonas rurais do município de Queimadas, especialmente nas Novenas de Terno, evento religioso que junta aspectos das três culturas formadoras da nossa nacionalidade.O grupo é formando por 24 pessoas sendo eles 12 homens e 12 mulheres, o grupo já é referência em todo os estado quando se fala em Cultura de Queimadas, tendo a oportunidade de se apresentar em festivais internacionais e em vários eventos em todo o estado, a maioria dos integrantes é formando por pessoas com mais de 60 anos que amam a dança e que reconhecem a importância da atividade cultural para o município, as apresentações são dividas em duas partes:a ciranda e o coco furado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário