Queimadas,49 Anos - Filhos da Terra - Parte 1

         



Na postagem em homenagem a Queimadas de hoje, iremos iniciar mostrar quem são os filhos de nossa Terra, pessoas que se destacaram em diversos âmbitos e que alguns já faleceram e outros não, mas todos tiveram e trazem sua contribuição para o desenvolvimento sócio cultural de nossa cidade, listamos 10, mas sabemos que existem muitos e em outras oportunidades poderemos mostrar outras pessoas importantes no cenário de Queimadas, estaremos dividindo 5 Filhos de Queimadas hoje, e mais 5 Filhos de Queimadas na próxima semana, confira:


1-D.Maria Rezadeira:
Quem não sonha em completar 100 anos de vida? Na verdade toda pessoa tem esse sonho, mas nem todos tem esse privilégio.Maria Idalina da Conceição, mas conhecida como D.Maria Rezadeira, da Rua Eunice Ribeiro, no centro da cidade nasceu no dia 21 de setembro de 1907, no sítio barriguda.Filha mais velha, teve sua infância juntamente com 12 irmãos, sendo 6 mulheres e 6 homens.Casou-se em 22 de dezembro de 1938 aos 25 anos,com Severino Francisco de Silva, mais conhecido como “Bila”, que faleceu aos 68 anos.Teve 8 filhos, 6 mulheres e 2 homens. Apesar da idade avançada, continua muito lúcida e a fazer suas rezas em sua casa. Aposentada, também faz artesanato.O segredo para esse privilégio esta na alimentação saudável. D.Maria diz que come o que gosta:quiabo,feijão,fígado de galinha, adora tomar chá. Neste mês de setembro.D.Maria estará comemorando 103 anos de vida e recebe os parabéns de feliz aniversário de todos os queimadenses pois comemorar o aniversário é olhar pra traz com gratidão e seguir em frente com fé.

2-D. Iracema:
Dona Iracema tem 82 anos, nascida em 05/09/1927 é agricultora é irmã de Zé Zuca mestre responsável pela chegada do Coco de Roda no município, onde este saber foi adquirido através de seus pais e ensinado a ela através de seu irmão Zé Zuca, onde esta tem a preocupação de preservar este saber e passar principalmente para os jovens. Casou-se aos 19 anos, com Jose Francisco de Mendonça, teve 12 filhos, 3 mulheres e 9 homens. Mestre da Cultura Popular, canta e dança desde pequena incentiva, por seus pais e avós.Para ela, a dana é muito importante, pois preserva e valoriza a cultura do município. Participa do coco de roda desde jovem, junto dos seus familiares e agora esta participando da nossa fase junto com seu irmão, Antônio Severino de Souza, com esse grupo D. Iracema ganhou um prêmio em 2009, por se destacar no grupo. Esse prêmio foi muito importante para ela pois ajudou a comprar sua casa que tanto sonhava, no sítio Guritiba. D. Iracema é uma influência pra os mais jovens:ela é uma vencedora. Além de ser dona de casa, e agricultora, e ainda é uma mestre do coco de roda.

3-Maria Dulce Barbosa:
Nasceu em 11 de agosto de 1915, nasceu em queimadas, filha de João Barbosa da silva e Cecília Araújo da silva, formou-se em direito. Reconhecida por todos como uma mulher de personalidade forte, eleita vereadora por 3 vezes, e na primeira eleição que houve em queimadas ela ganhou, tendo o título de primeira prefeita do Brasil e de Queimadas.

4-José Miranda Filho:
Natural de Queimadas, nasceu em 11/03/1956, filho de José Miranda e Maria Agustina Miranda foi administrador de empresas, diretor e professor do colégio Ernesto foi o fundador do ensino infantil em queimadas, também assumiu cargo de vice prefeito.

5- Severino Ferreira de Moura – “Seu Moura”:
Nasceu em 08/12/01912, no estado de Pernambuco, viveu em queimadas, trabalhou como militar foi segundo sargento da policia militar teve 13 filhos, casado com Maria Salete Cardoso de moura foi um dos primeiros militares da cidade.


Na próxima semana - Mais 5 Filhos de Queimadas, não Perca !

Nenhum comentário:

Postar um comentário