Antônio Barros - Filho da Terra




Queimadas
Nasceste no pé da serra
Meu berço,minha terra
Terra que me viu nascer
Queimadas
Do tempo de padre Oscar
Que me ensinava a rezar
Me confessar,me benzer
Queimadas
Do inverno e do verão
Das fogueiras de São João
Do velho motor da luz
Queimadas
Me lembro quando eu rezava
Na hora que eu me deitava
Fazendo o sinal da cruz
Na minha escola
A minha professorinha
Dona Guia de Gracinha
Me ensinando o bé-a-bá
Grupo Escolar
Bem ao lado da Matriz
Como eu era tão feliz
Nem podia imaginar
Que agente cresce sem saber
Que o mundo gira sem parar
Que quase todo mundo volta
A seu lugar


Poesia de Antônio Barros
Um pouco de Antônio Barros:
Juntos desde a década de 1970, Antônio Barros e Cecéu são referências da música nordestina.
Os paraibanos Antônio Barros e Cecéu estão juntos desde a década de 1970 presenteando a música brasileira com mais de 700 composições, que já viraram hino do verdadeiro forró nordestino, a exemplo de "Bate Coração", imortalizado na voz de Elba Ramalho.
Consciente da importância que o forró tem para a identidade cultural nordestina, o casal fala com autoridade sobre os caminhos que o ritmo harmonizado por Luiz Gonzaga vem tomando nos últimos tempos.
Cecéu começa falando do rádio, grande difusor da música do Rei do Baião, o rádio brasileiro segundo Cecéu vem se descaracterizando mais e mais.
"Eu vejo o rádio de hoje com a mesma importância que o rádio da época da gente tinha, porque acho que a coisa que mais comunica ainda o ouvinte é o rádio, mas infelizmente hoje não se ouve mais um Genival Lacerda, uma Marinês, Antônio Barros e Cecéu, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, a não ser na época junina". Ela revelou também que apesar de tudo o forró ainda resiste. "A verdadeira música, o verdadeiro forró resiste porque com tudo isso a gente está aí com a cabeça de fora. O forró não morre.Tirar nossa identidade é impossível", afirma Cecéu.
O forró verdadeiro, como afirma Cecéu, está penetrando cada vez mais em regiões fora do Nordeste, não sendo impedido inclusive pelo mercado fonográfico. "Eu não acho que o mercado fonográfico tenha mais preconceito com o forró. Já houve muito, mas depois que São Paulo começou a consumir o forró de verdade, as coisas começaram a mudar", diz.
Músicas interpretadas por grandes nomes da MPB
Tanto orgulho se reflete quando Antônio Barros fala da obra do casal. "Antônio Barros e Cecéu abrange todo o universo da música, porque a gente faz a música nordestina, o forró e nós temos música gravada e que transpôs barreiras como "Procurando Tu", como "Amor com Café", com Elba Ramalho, com Fagner, com Ney Matogrosso, com MPB 4, com Alcione, Fernando Mendes, enfim, são artistas da MPB que gravam e regravam nossas músicas", diz.
"Antônio Barros e Cecéu não é simplesmente aquilo que se considera forrozeiro. Nós somos forrozeiros, mas forrozeiros do meio que abrange tudo. Agora sabe porque isso? Porque pra isso nós trabalhamos muito", revela Barros. "No meu caso são mais de 50 anos e no caso de Cecéu são mais de 30 de trabalho, então a gente não vai deixar essa peteca cair nem vulgarizar nossa cultura", avalia Antônio Barros.
Cecéu ainda completa que agora há pouco quem regravou "Procurando Tu" foi Roberto Leal e disse que está tocando muito em Portugal. "A gente fica feliz ter música gravada por todo lado, na Itália, nas bandas de Israel, em Portugal, foi gravado em hebraico e essa coisa toda. Então Antônio Barros e Cecéu já ultrapassou fronteiras e a música não é mais da gente, já é do mundo", concluiu
Casal vai lançar DVD e biografia
Quanto ao DVD e a biografia o casal afirma que já está em fase de preparativos, mas com paciência lembra que um dos motivos de tanto atraso é a pirataria. "Isso já não aconteceu porque infelizmente com essa coisa de pirataria, as gravadoras estão muito inseguras, porque é muito deprimente e deplorável, é roubo é tudo", afirma Cecéu. A dupla explica que está aguardando apoio e revela que o projeto está praticamente pronto e no dia que ele acontecer realmente vai ser uma surpresa formidável. Vai ser toda uma história do trajeto que eles vem fazendo nesses anos todos.
Antônio Barros e Cecéu participaram do Forró Milhó em 2009 na cidade de Queimadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário