O costume de celebrar festas em torno de uma fogueira é mais antigo que a própria história – o homem primitivo comemorava o sucesso da caça ao redor do fogo, que também assava a carne. Antigos celtas e bretões também celebravam seus ritos pagãos para reverenciar a terra e as colheitas ao redor da fogueira. Mas diz a lenda que Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, acendeu uma grande fogueira para avisar a todos do nascimento de João (Batista), seu filho. E Maria, que morava um pouco afastada, teria respondido da mesma forma ao sinal. As fogueiras têm formato específico para cada santo:
1. SÃO PEDRO
A pilha é construída em grupos de três e em forma de triângulo
2. SANTO ANTÔNIO
A madeira é empilhada em dois pares opostos, formando um quadrado
3.SÃO JOÃO
Em forma de cone
1. SÃO PEDRO
A pilha é construída em grupos de três e em forma de triângulo
2. SANTO ANTÔNIO
A madeira é empilhada em dois pares opostos, formando um quadrado
3.SÃO JOÃO
Em forma de cone
eh vivendo e aprendendo!!!
ResponderExcluirDessa eu nao sabia :s
O homem vive em sociedade, e por isso a Cultura não pode ser feita sozinha. Cultura está em um agricultor e em médicos renomados, o homem sem cultura perde a sua identidade. Parabéns a todos que contribuem para a Cultura de Queimadas.
ResponderExcluirMe ajudou! TRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO (Mas podia ter mias informações!)Bjão amoress
ResponderExcluirQueimar fogueira lembra a minha infância quando eu, meus pais e irmãos ficávamos reunidos para olhar as fogueiras queimarem, isto era um costume na épocas junina no meu bairro e todas as famílias queimavam fogueiras em suas portas em homenagem aos santos do mês de junho, esta época foi maravilhosa e eu sinto saldades
ResponderExcluirA cultura e a expressão de um povo.
ResponderExcluirMt obrigado(a) gostei mt de aprender e agora sei sobre as fogueiras dos santos
ResponderExcluirA descrição está diferente da imagem...
ResponderExcluir