Dia do Patrimônio Histórico - Entenda o conceito


Boa Tarde a todos os internautas ligados ao Blog Queimadas Cultural, como a maioria já deve saber, pois circula em todos os noticiários de TV e rádio, sem falar na internet, hoje é o dia do Patrimônio Histórico, o nosso país é repleto de patrimônios que encantam a todos, alguns conhecidos a nível internacional a exemplo do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, não é diferente em nosso município, muitos patrimônios, com isso vamos mostrar no decorrer da semana os patrimônios de nossa cidade, intitulamos essa série de postagem de TESOUROS DE QUEIMADAS, pois os patrimônios de uma cidade,estado,país podem ser considerados verdadeiros Tesouros, muitos não valorizam mas todos tem seu valor material e afeito da população... 
Mas antes de conhecermos os nossos patrimônios Culturais, devemos antes entender e saber o que são Patrimônios e como estão divididos, veremos isso hoje, e a partir de amanhã veremos quais são os do nosso município...

O que é o Patrimônio Cultural ???

A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que o poder público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o "patrimônio cultural brasileiro".
Dispõe ainda que esse patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, como sejam:
  • as formas de expressão
  • os modos de criar, fazer, viver;
  • as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
  • as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
  • os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Esses bens materiais e imateriais que formam o patrimônio cultural brasileiro são, portanto, os modos específicos de criar e fazer (as descobertas e os processos genuínos na ciência , nas artes e na tecnologia); as construções referenciais e exemplares da tradição brasileira , incluindo bens imóveis (igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos) e bens móveis (obras de arte ou artesanato); as criações imateriais como a literatura e a música; as expressões e os modos de viver, como a linguagem e os costumes; os locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a pleontologia e a ciência em geral, assim como as paisagens e as áreas de proteção ecológica da fauna e da flora.

Quando se preserva legalmente e na prática o patrimônio cultural, conserva-se a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação. Patrimônio, etimologicamente, significa "herança paterna"- na verdade, a riqueza comum que nós herdamos como cidadãos, e que se vai transmitindo de geração a geração.

Na próxima postagem não perca os primeiros patrimônios culturais de nosso município... até amanhã.. espero que esse artigo elaborado por nossa equipe tenha servido para você entender a importância e o conceito desses bens que são os espelhos de uma geração.. Abraços! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário