O palco dos eventos:
Localizada no agreste paraibano, a 133 km de João Pessoa, a cidade de Queimadas fica numa região que tem em sua História as marcas da chegada do gado ao interior do nosso Estado no século XVIII. A data de terra onde hoje está localizada a cidade, foi concedida à Pascácio de Oliveira Ledo em 13 de dezembro de 1712, como recompensa às suas atividades de conquista dos Sertões (para a interiorização do gado), e às guerras que praticou contra o “gentio bravo” em favor da coroa portuguesa.
O povoamento de Queimadas iniciou-se por volta do ano de 1889, quando chegaram à região as primeiras famílias: Maia, Muniz, Tavares, Gomes, Rêgo e Teixeira, foi distrito de Campina Grande até 14 de dezembro de 1961 quando foi emancipada politicamente.*
Queimadas e a sua cultura:
Queimadas têm um expansivo Patrimônio Histórico e Cultural, mas muitas vezes não reconhecida e nem divulgada. Graças ao seu atual desenvolvimento, ela esta se destacando cada vez mais e atraindo pessoas e eventos para nossa cidade, difundindo assim a nossa cultura, fazendo reconhecida não só em nosso município como em toda a Paraíba. Temos uma identidade,um folclore muito rico, que basta ser reconhecido e retransmitido para as gerações futuras, para que não fique desconhecida e sim que ultrapasse as gerações e que nossa cidade seja referencia num que se diz a cultura popular e ao turismo, onde em nossa cidade, é possível praticar rapel, trilhas ecológicas e ainda ter a oportunidade de conhecer mais de 13 sítios arqueológicos. Assim, a cidade de Queimadas não é só um ambiente de passagem e negócios, mas um verdadeiro museu a céu aberto, que merece ser protegido e conhecido para que as gerações futuras tenham a possibilidade de aproveitar aquilo que foi deixado por nossos antepassados.
Eventos que Queimadas sediou em 2010:
JANEIRO: Festa de Reis – dias 5 e 6 de Janeiro,festa tradicional com parques de diversão, beco cultural, barracas de bebidas e comidas e bandas animando as duas noites de festas, na programação religiosa houve missas, procissões, e encontros gospel no Clube Social.
FEVEREIRO: dias 15 e 16 – Bandas no Largo da matriz animaram o carnaval dos que ficaram em nossa cidade.
ABRIL: Nas Quartas e Sextas de Abril houve o desenvolvimento da Agenda Cultural (junção de projetos culturais desenvolvidos de forma paralela durante um mês) os Projetos Cine Arte e Sextas Culturais com exibições cinematográficas e shows de artistas de MPB da região animaram a cidade durante todo o mês de Abril, sempre no Clube Social, aconteceu ainda a premiação do I Concurso Literário – Prêmio Tataguassú de Poesia, onde poetas de todo o estado inscreveram suas poesias e a exposições de imagens do Patrimônio Histórico de nossa cidade durante todo o mês.
MAIO: Semana Cultural da Ação Global (SESI e Rede Globo) de 17 a 21 de MAIO, maior evento da cidade, onde grupos artísticos de vários lugares do país se concentraram em nossa cidade, atraindo centenas de pessoas até a casa de shows e eventos Blitz, para prestigiar durante os 5 dias as apresentações que tinham inicio com o desfile das fanfarras e bandas marciais pelas principais ruas da cidade, se concentrando na Blitz, para então os grupos artísticos fazerem suas belíssimas apresentações. Na noite de encerramento (sexta feira 21), houve o show de Renato e seus Blue Caps e Forró de Mãe Joana, no mesmo o presidente da FIEP Francisco Benevides Gadelha estava presente, com toda a diretoria da FIEP.
Na manhã do Sábado (22 de Maio), as atividades da Ação global continuaram, foi o dia D da Ação Global. Os serviços sociais e esportivos, se concentraram no Colégio Jurista Vital do Rêgo, com atendimentos de saúde, esporte e lazer para toda a população de forma gratuita, como de rotina, todos os anos a Rede
Globo, uma das idealizadoras do evento, envia artistas de sua emissora para visitar as atividades em todos os estados do país, e em nossa cidade, única que sediou o evento em 2010, vieram os artistas Caroline Figueiredo e Gustavo Coelho que participaram durante toda a manhã das atividades e utilizaram dos serviços oferecidos pelo SESI.
JUNHO: Forró Milhó – cada vez maior e melhor, durante 11 dias (18 a 28 de junho) a cidade respirou forró, as quadrilhas abrilhantaram todas as noites e muita diversidade cultural, com as barracas de artesanato, onde as artesãs tiveram mais uma vez uma oportunidade de vender e divulgar o seu trabalho, e não poderia faltar também às atrações artísticas que fizeram toda a população cair no arrasta pé com os trios de forró e também as bandas que marcaram presença, a exemplo de: Forró pegado, Karkará, Forró de Mãe Joana e outras.
AGOSTO: Recordando o São João (Forró Milhó) - no dia 07 de Agosto no bairro do Ligeiro, durante todo o dia houve atendimentos médios, esporte, lazer, apresentações artísticas, na Ação Total (fruto da Ação Global em Queimadas), e durante a noite um grande Show com varias bandas pra recordarmos o São João Mais Quente da Paraíba.
Amigos da Escola – O projeto amigos da Escola, aconteceu na Escola Municipal Vital do Rêgo, no dia do Estudante 11 de Agosto, os estudantes do município, puderam assistir a apresentações culturais e também os projetos desenvolvidos pela mesma.
SETEMBRO: I Festival Internacional de Folclore do Cariri – Evento Itinerante que percorreu as principais cidades do cariri paraibano vieram grupos dos seguintes países: Canadá, Venezuela e Itália, nossa cidade foi contemplada com essa oportunidade de ser uma das pioneiras desse grande evento.
Comemorações da Pátria – no ano de 2010, houve algumas mudanças, durante 10 dias, as escolas das comunidades da cidade, desfilaram nas mesmas, prolongando assim às comemorações a pátria, na abertura houve o haste amento das bandeiras: do Brasil, da Paraíba e de Queimadas, também foi entregue a premiação do concurso do hino e da bandeira do município de Queimadas, com a primeira execução oficial do hino oficial de nossa cidade.
NOVEMBRO: Dia Municipal do Evangélico – mais uma vez o povo de Deus se reuniram para louvar ao Deus eterno, esse ano o evento trouxe novidades, aconteceram 3 grandes concentrações evangelísticas nos bairros: do Ligeiro, Zé Velho e Vila(Queimadas SEDE), no dia 13 foi o dia D, com atividades durante todo o dia e a noite um grande culto evangelístico com a presença de um conferencista internacional. O dia do Evangélico é um projeto de Lei que foi aprovado no ano de 2009, e de autoria do Vereador Adilson.
DEZEMBRO: Lançamento da 4ª Edição do Livro Queimadas, Seu povo Sua Terra, do professor Antônio Carlos, edição revisada e atualizada, tudo que aconteceu no âmbito histórico em Queimadas desde a sua emancipação até os dias atuais.
Na noite do dia 14 de dezembro, houve um show de violeiros da cidade e convidados da região no largo da matriz atraindo varias pessoas para apreciar esse evento cultural e tradicional de nossa região.
Momentos importantes de nossa cultura**:
-Envio de projetos culturais para o Ministério da Cultura;
- Inicio das atividades dos Micros Projetos – Aprendendo a Fuxicar e Fala Comunidade;
- Implantação do Ponto de Cultura: Cultura e Arte Popular Paraibana;
- Reconhecimento e Divulgação do Grupo Autêntico Samba de Coco Mestre Zé Zuca;
- Prêmio Culturas Populares: Apoio a D. Iracema;
- Registro Fotográfico da Cidade;
- Palestra sobre o Patrimônio Histórico e Cultural de Queimadas, nas dependências do Pro jovem Adolescente;
- Contemplação do Projeto Cine Mais Cultura Paraíba ;
- Realização do Inventário Cultural da cidade;
- Criação do Projeto Memórias de Queimadas;
- Resgate histórico cultural da cidade através de páginas na internet;
- Criação de uma fonte de pesquisas sobre a cidade de Queimadas na internet;
- Criação de um Dossiê Histórico e Cultural de Queimadas;
- Divulgação de Eventos da cidade para todo o estado através de jornais impressos e paginas na internet;
- Transmissão AO VIVO, das noites de São João de Queimadas por uma rádio do Rio de Janeiro;
- Realização da Pesquisa Filhos da Terra;
- Cadastro de grupos Artísticos da cidade;
- Oficialização do Hino e da Bandeira Municipal;
- Visitas e registros fotográficos ao Complexo da Pedra do Touro;
- Apresentação da Banda de pífano do município durante as festividades juninas;
- Realização de Caravanas Culturais nas principais comunidades da cidade;
- Apresentação em eventos de grupos artísticos da cidade;
- Restabelecimento da Festa de Nossa Senhora da Guia;
Estes foram os eventos e momentos que a nossa cidade no decorrer do ano, teve a oportunidade e o privilégio de sediar e realizar, fazendo assim com que o nosso turismo crescesse e ainda mais nossa cultura fosse divulgada a nível internacional, consolidando cada vez mais a belíssima cultura popular que temos. Agradecemos a todos que durante esse ano ajudaram a nossa cidade neste desenvolvimento cultural tão esperado, as pessoas que com suas experiências fizeram somar e também aquelas que mesmo aprendizes de agentes culturais souberam engrandecer nossa cultura, ao poder público e as instituições privadas que acreditaram no potencial de nossa cidade e nos confiaram esses eventos. Assim acaba 2010, com muitas alegrias e com muitas experiências, gratificante em saber que de alguma forma fomos úteis no processo cultural em que nossa cidade passa. Um grande passo dado, uma grande barreira derrubada, rumo ao reconhecimento e a valorização de nossa cultura. Encerramos este com uma frase que resume 2010:
ANO DO DESENVOLVIMENTO CULTURAL QUEIMADENSE!
Esperamos que em 2011, possamos ter grandes e importantes oportunidades de estarmos somando nossa cultura.
Adriann Monteiro Pereira
Dezembro de 2010
*- Texto de Melissa Araújo Teixeira – Técnica em Elaboração de projetos Culturais e Colaboradora da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Inclusão Social
**- Ações Realizadas por: Secretaria de Cultura,Turismo,Desporto e Inclusão Social, Ponto de Cultura: Cultura e Arte popular Paraibana, Blog Queimadas Cultural, SESI, Rede Globo e Prefeitura Municipal de Queimadas, Igreja Matriz Nossa Senhora da Guia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário