Os artistas e ativistas culturais do Cariri Paraibano estão confiantes nas propostas e projetos para o ano de 2010 na área da cultura. O produtor cultural e atual Secretario de Cultura, Turismo, Desporto e Inclusão Social de Queimadas, Erasmo Rafael, acredita que a área cultural terá bastantes novidades neste novo ano. Ele se agarra as decisões tomadas na Conferência Estadual da Cultura, que apontaram as diretrizes para o setor. O sonho de Erasmo é que com a implantação do Conselho Municipal de Cultural, o Plano Municipal de Cultural e o Fundo Municipal de Cultura trarão novos horizontes para a cultura de Queimadas e região do Cariri.
Erasmo Rafael não tem dúvidas de que a implantação de políticas públicas para o mundo das artes representará a redenção da cultura no estado. Entretanto, ele espera que as decisões surgidas na Conferência Estadual, e que nortearão o segmento, sejam cumprida de verdade. "Vamos viver um novo tempo em 2010. As perspectivas são das melhores", apostou.
Segundo Erasmo Rafael, com a implantação de uma política específica para o setor, a cultura terá mais verbas, com percentuais melhores definidos. Ele espera que em 2010 o FIC - Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos do Estado volte a funcionar de forma plena, assegurando assim, que sejam atendidas as demandas dos artistas e demais seguimentos culturais.
O grande marco do próximo ano no campo da Cultura em Queimadas, conforme acredita Erasmo Rafael, será a Criação da Escola Municipal de Dança e Teatro, bem como a reativação da Filarmônica Municipal. "Esses serão alguns projetos metas para esse novo ano" disse. Falando em nome dos artistas e ativistas culturais, o produtor cultural também defende a criação de um Centro Cultural com Teatro, Cinema, Sala de Dança e Galeria de Arte específica para o setor. Isso já está sendo tratado com o Prefeito Carlinhos de Tião que tem se mostrado bastante simpático com a idéia do projeto.Na última Conferencia Estadual de Cultura, realizada em Campina Grande recentemente, muitos artistas e produtores culturais sugeriram a criação de uma Secretaria Estadual de Cultura. "Espero que neste novo tempo possamos continuar descentralizando os bens culturais, permitindo que todos tenham acesso as artes na região do Cariri", clamou Erasmo Rafael. Ele fez um balanço positivo das atividades desenvolvidas pela SECULT – Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Inclusão Social em 2009, lembrando que no ano de 2009, a SECULT movimentou a cultura de Queimadas com a Realização do I Rebuliço Cultural através das mostras de música, teatro, dança e cinema. Com a participação de grupos locais como o Coco de Roda e grupos de vários estados brasileiro a exemplo dos grupos de São Paulo, Pernambuco,Paraíba Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Minas Gerais "Foi um ano proveitoso", garantiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário